
Temos finalmente à disposição do público os nossos novos quadros, que já vinhamos estudando e desenvolvendo há mais de um ano. Trata-se de uma nova versão dos nossos desenhos a que chamamos “Recortes”.
Escolhemos este nome – Recortes – porque ele é significativo sobre o processo e o propósito destes trabalhos.
Partindo dos nossos quadros originais, de formato quadrado ou rectangular, os Recortes tipicamente apagam manchas de cor periféricas e tornam mais explícito o objecto da representação. Visto de outro modo, o contorno inicial deixa a sua ortogonalidade para se ajustar às formas que pretende salientar, cercando-as de um novo contorno sinuoso e nem sempre explícito, que corresponde à linha de recorte.
Como sempre, mais que a lógica própria do método, interessa o resultado final. E este, embora feito dos desenhos originais, mostra-nos quadros de feição diferente, mais vanguardista, onde as imagens se apresentam soltas do formato do seu suporte e as cores mais salientes.
Ao contrário dos quadros originais, que têm diversos formatos e tamanhos, os Recortes são sempre quadrados e apresentam-se num tamanho maior: 50 x 50 cm. Isto exige uma moldura mais robusta, por isso, usamos sólidas molduras de MDF de 4 cm, com acabamento em sete cores, cinco delas texturadas – branco mate, faia, pérola, nogueira claro e cinzento – e duas lisas – branco e preto.
Não é certo que todos os quadros originais venham a ter esta versão, mas temos já uma quantidade razoável que permitirá compreender o que são.
Resta fazer o convite para a descoberta dos nossos Recortes!