Quando há um ano publicámos o nosso site, não tínhamos nenhuma ideia sobre como seriam recebidos os nossos desenhos. Hoje não temos nenhuma certeza, mas ganhámos a esperança de que a nossa colecção tenha vindo para ficar. Esta esperança devemo-la aos nossos clientes e a todos os que nos seguem, pelo que aqui registamos o nosso agradecimento a todos vós.
A nossa galeria tem agora mais de 200 temas, incluindo os que estão disponíveis e os que estarão brevemente. Esses temas representam 114 concelhos, pelo que teremos ainda de “pedalar” muito para chegar a todos os 308 concelhos portugueses.
Do muito que falta, há terras que se destacam: o distrito de Vila Real, ainda ausente, mas por pouquíssimo tempo; cidades como Lamego, Elvas e Tomar, cujo elevado valor patrimonial reclama prioridade, ausências repetidamente assinaladas nas mensagens que nos escrevem. Mais notória ainda é a falta de desenhos dos Açores e da Madeira, que também frequentemente nos relembram.
Não fazemos promessas, mas estamos empenhados em suprir estas e outras faltas, até porque o maior prejuízo será nosso enquanto não o fizermos.
Além de criar novos temas, temos estudado novas versões dos nossos quadros, para além da versão clássica actual. Ao longo do próximo ano, planeamos lançar duas novas versões, que não vamos para já desvendar. Também ponderamos disponibilizar na loja online uma versão XL dos quadros actuais, o que só não aconteceu porque tal nos coloca alguns problemas logísticos. No entanto, os quadros em tamanho maior já podem ser produzidos se forem solicitados.
No próximo ano, queremos continuar a criar Urbicaturas, na vossa companhia. Tornaremos assim esta colecção uma certeza, que chegará um dia a todo o país.
Frederico Rogeiro