Nascido em Lisboa e vivendo desde sempre em Alenquer, comecei por ser um miúdo que tinha jeito para o desenho, como muitos outros. Fui praticando e segui essa área na escola, até ao curso de arquitectura, que não cheguei a terminar.
Ao longo da vida, fiz muitos trabalhos de desenho e de desenho gráfico, incluindo ilustrações, banda desenhada, caricaturas, desenho de marcas, livros e jornais. Trabalhei por encomenda ou por minha conta, tantas vezes só pelo gosto de desenhar. Foi nesse “desenhar por desenhar” que se formou este estilo, a que comecei por chamar “caricaturas urbanas” e mais tarde chamei “urbicaturas”.
Nos últimos anos, tenho visitado muitos concelhos do nosso país, em busca das suas paisagens mais valiosas. Gosto muito de o fazer, porque tenho curiosidade em conhecer as nossas terras, mas faço-o com segundas intenções: o meu verdadeiro estímulo é sentir os lugares para desenhá-los depois.
Gostava de visitar todos os concelhos do país e fazer pelo menos um desenho de cada um, e gostava de representar os principais monumentos do país. Isso vai depender da viabilidade do projecto e também daquilo de que dependem todos os nossos sonhos: termos vida e saúde para os concretizar.
Aqui fica o meu convite para acompanhares esta viagem. Volta de vez em quando para veres as novidades!
Frederico Rogeiro